Auditoria, Compliance e Risco | Compliance

Auditoria, Compliance e Risco | Compliance

CTT

04/17/2025 14:21:28

Os CTT são a empresa líder em serviços postais e logísticos em Portugal, com uma história de mais de 500 anos marcada pela inovação e capacidade de adaptação. Nos últimos anos, temos passado por uma transformação significativa, expandindo a nossa oferta para além dos serviços tradicionais e apostando fortemente na digitalização, no e-commerce e em soluções sustentáveis. Esta evolução reflete o nosso compromisso com a inovação e a resposta às novas necessidades do mercado, consolidando-nos como um parceiro estratégico para empresas e consumidores.

A Direção de Auditoria, Compliance e Risco pretende reforçar a equipa de Compliance.

 

Principais responsabilidades:

  • Analisar e interpretar leis que enquadram a prestação dos serviços financeiros comercializados pelos CTT, bem como a regulamentação acessória emitida pelas autoridades setoriais/entidades de supervisão;
  • Colaborar no desenho e implementação dos procedimentos e dos controlos mitigadores dos riscos de Compliance associados à comercialização dos produtos financeiros pelos CTT, em alinhamento com a legislação e regulamentação em vigor;
  • Participar no processo de monitorização sobre as operações sujeitas aos procedimentos de prevenção do branqueamento de capitais e do financiamento do terrorismo (BCFT);
  • Analisar operações reportadas pelas Lojas, visando aferir o seu grau de suspeição;
  • Monitorizar os riscos de Compliance, procedendo a avaliações de performance e realizando análises sobre as deficiências/insuficiências detetadas;
  • Ser a interface com os TI na especificação de requisitos, aceitação e monitorização da implementação dos processos e controlos BCFT sobre as operações financeiras;
  • Realizar pesquisas e análises de dados sobre as operações sujeitas a controlo BCFT;
  • Relacionar-se com outras áreas da Empresa envolvidas no processo de comercialização de produtos e serviços, visando a divulgação dos procedimentos e o esclarecimento de questões decorrentes de imposições legais;
  • Interagir com entidades externas tais como autoridades judiciárias, policiais e de supervisão e de fiscalização e ainda representantes das entidades parceiras por conta de quem os CTT comercializam produtos ou serviços, disponibilizando as informações requeridas e assegurando a devida articulação por forma a cumprir com os requisitos legais vigentes em matéria de prevenção BCFT.

 

O que valorizamos

  • Licenciatura ou mestrado em direito ou em áreas financeiras (Gestão, Finanças, Economia);
  • Bons conhecimentos de inglês escrito e falado;
  • Conhecimentos sólidos de Microsoft Office;
  • Proficiência para trabalhar com ferramentas de análise de dados, nomeadamente Excel avançado;  
  • Experiência de atividade bancária, nomeadamente na “Prevenção de Branqueamento de Capitais e Financiamento do Terrorismo”;
  • Boa capacidade analítica e de resolução de problemas;
  • Aptidão para transmitir conhecimentos, numa perspetiva formativa e pedagógica e facilidade de comunicação oral e escrita;
  • Capacidade de relacionamento interpessoal e gosto pelo trabalho em equipa;
  • Espírito de rigor e fiabilidade;
  • Dinamismo, iniciativa e proatividade;
  • Capacidade de aprendizagem, adaptação e inovação no desenvolvimento de novos processos/metodologias.

 

Fatores de Preferência:

  • Experiência em auditoria ou sistemas de informação;
  • Conhecimento em ferramentas de análise de dados, nomeadamente Idea.

 

Compromisso CTT:

É objetivo dos CTT que a igualdade de oportunidades, a inclusão, diversidade, conciliação e igualdade de género sejam parte integrante do seu ADN. Reunir pessoas com perfis, conhecimentos e áreas curriculares diversas, com culturas, género e idades diferentes enriquece a organização, estimula a criatividade e a inovação, contribui para o fortalecimento do potencial humano e para uma maior qualidade nos processos de tomada de decisão, potenciando a criação de valor para os stakeholders. 

 

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